quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Legado

Boa noite!
Mais uma vez volto a escrever uma proposta que pode ser tema de redação no Enem sobre o nepotismo.

O legado
"Temas polêmicos...Política em geral envolve problemáticas que outrora refletem no comportamento dos políticos brasileiros e o nepotismo é um dos graves. "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", já diria o ditado popular. Em outras palavras, o discurso do deputado Severino Cavalcanti sobre o projeto de lei que propõe o fim do nepotismo.
Disse Cavalcanti: "Acho que isso é história do passado, é uma repetição. [...] Analisem primeiro o Poder Judiciário [...] Cargo de confiança é para quem merece confiança. Para mim, que tenho uma família bem constituída, meus filhos merecem confiança. Por isso eu mesmo os escolhi." É isso. Não tem mais jeito. Como separar famílias bem constituídas, então? Valores pessoais fundem-se com valores éticos e o nepotismo será justificado continuamente neste país.
A democracia foi instituída no Brasil, como uma tentativa forjada de acabar com a monarquia. A monarquia, sim, é hierárquica, mas e o feudalismo não o é? E a política dos governadores com a alternância no poder? E a ditadura militar?
Na verdade, não temos um modelo verdadeiro de política sem nepotismo, a sociedade brasileira é pautada em valores hierárquicos, em que o "você sabe com quem está falando?" prevalece.
Aprecio a Constituição do Brasil, mas meu apreço é pelo país ideal que a mesma propõe. País imaginário. Concordo com Severino Cavalcanti, o nepotismo é de fato coisa do passado, porém atualiza-se todos os dias, há mais de sete séculos e o projeto de lei é apenas o primeiro passo para mudar o legado."

Espero que tenham gostado!
G. Castro